SWAT 4 é um jogo tático de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Irrational Games e publicado pela Vivendi Universal Games, em 5 de abril de 2005. Foi construído em Irrational Games do motor Vengeance powered by Unreal Engine 2.0. Em SWAT 4, o jogador leva um elemento tático SWAT na resolução de várias situações, tais como espaçadores refém ou apreensões de matérias perigosas. Uma expansão de SWAT 4, intitulado SWAT 4: The Stetchkov Syndicate, foi lançado em 28 de fevereiro de 2006.
SWAT 4 possui uma campanha single-player no qual o jogador tem que levar seu elemento SWAT através de 13 missões. As missões não estão relacionados e não há nenhuma história abrangente. O jogo pretende ter jogabilidade semelhante à experiência SWAT real. Por exemplo, incentiva o uso da força não-letal para subjugar e prender indivíduos ao invés de matá-los ou incapacitante. Além disso, os jogadores devem seguir o protocolo rigoroso para garantir o uso adequado da força. Os jogadores não podem disparar sobre suspeitos com armas letais, a menos que o suspeito os seus pontos de arma de fogo em um colega policial ou um civil. As penalidades são dadas para o uso não autorizado da força, as lesões de reféns, a incapacidade do oficial, e lesão corporal. Nos níveis de dificuldade mais altos, mais pontos são obrigados a passar a missão, com 100 sendo perfeito. No nível mais difícil, Elite, os jogadores precisam de um 95/100 para passar, e não para matar até mesmo um único suspeito, perdendo mais de dois membros da equipe sem cometer uma infração, ou cometer qualquer infração, além de ser ferido, uma vez que cada dessas ações resultam na perda de mais de 5 pontos.
O jogador é o líder em um elemento SWAT cinco homens composta pelo líder e outros quatro homens que são divididos em dois pares, chamado de "equipas". As equipes são atribuídas cores "vermelho" ou "azul". O jogador não assumir o controle direto sobre os outros oficiais. No entanto, os pedidos podem ser emitidos a partir de um menu de seleção de ordem, que vão desde uma sala de compensação para cobrir uma área e algemar uma pessoa compatível. Além disso, uma câmera de vídeo montada no capacete de cada policial. Isso permite que o líder para ver o que outros membros do elemento de ver e de emitir ordens adequadas para uma equipa que está em outro local.
Todas as missões começa com um briefing pré-missão, que descreve a situação e dá detalhes de que dispõe sobre os suspeitos e / ou reféns. Para algumas missões, uma chamada de 911 é ouvido, o que pode dar uma pista sobre o que esperar, e que o equipamento deve ser escolhido para essa situação. O briefing identifica objectivos da missão, que consiste em trazer ordem ao caos, interromper ou neutralizar todos os suspeitos, e resgatar todos os reféns ou civis. Sniper apoio também podem ser fornecidas, mas as opiniões dos snipers "são limitadas a partes estáticas do mapa, abrangendo muitas vezes uma única janela. Diferentes objetivos podem incluir a captura de um suspeito específico, descobrir o destino de um policial disfarçado, ou neutralizar explosivos. Após o briefing, o jogador pode escolher o equipamento para si e para os outros quatro oficiais. Alguns mapas missão também os pontos de entrada múltipla.
A pontuação perfeita pode ser adquirida em uma campanha de prender todos os suspeitos e resgatar todos os civis, assegurando todas as armas, relatando todas as atualizações de status, não sofrendo prejuízos com a equipe, e não receber dano. O progresso das missões suspeitos de soldados mal armados e bem equipados com armas como AK-47s. Os suspeitos podem também obter máscaras de gás, capacetes e armaduras. Suspeitos que não pode ser preso ou que não vai cooperar quando desafiado verbalmente devem ser neutralizados de acordo com o protocolo SWAT.
SWAT 4 utiliza o conceito de uso autorizado e não autorizado de armas. A maioria das situações que exigem dos oficiais de dar ao suspeito um aviso para lhes dar a chance de se render. De rodagem, sem aviso prévio é considerado uso não autorizado da força ou da força letal, dependendo se o jogador mata o suspeito. Um suspeito não-conformidade que não aponta sua arma para outra pessoa pode não ser legalmente tomada. A única utilização não autorizada da força deduz 5 pontos, enquanto a força mortal deduz 10 pontos, além da perda de pontuação por causa de não ter suspeitos vivo. De rodagem, sem aviso prévio é permitido se o suspeito está apontando sua arma em um refém ou um membro da equipe da SWAT ou se abrir fogo. Suspeito de reações diferentes, alguns avisos podem tentar esconder-se e armaram uma emboscada, alguns imediatamente entrega, outros fogem e alguns irão abrir fogo. Alguns suspeitos também pode fingir que se render e abrir fogo ou correr. Se um refém é morto, a missão é automaticamente considerado um fracasso.
Os caracteres em SWAT 4 são facilmente feridos. Mesmo que todos os membros do elemento estão equipados com armaduras, eles podem ser rapidamente incapacitados. Se o jogador estiver incapacitado, então a missão acaba em fracasso. Levemente feridos jogadores sofrem sanções jogabilidade dependendo locais prejuízo. lesões Leg resultar em um limp, e ferimentos por arma de resultar em perda de precisão.
Multiplayer
SWAT 4 também possui vários modos de jogo multiplayer, que são baseados em equipe: SWAT contra suspeitos. Os modos multiplayer são:
* Suspeitos barricados. As equipes ganham pontos por prender ou matar membros da outra equipe. A equipa que atinge o limite da pontuação primeiro ou tem a maior pontuação quando o tempo do round termina vitórias.
* Escort VIP. Um membro aleatório da equipe SWAT é selecionado para ser o VIP. Os suspeitos devem prender a VIP, segurá-lo por dois minutos e depois executá-lo. A equipe da SWAT deve escoltar o VIP para um ponto de extração no mapa. Se os suspeitos de matar o VIP sem segurá-lo por dois minutos, SWAT ganha. Se um membro da equipe SWAT mata o VIP, os suspeitos ganhar.
* Rapid Deployment. Três a cinco bombas colocadas em todo o mapa. A equipe da SWAT deve localizar e desativá-los todos dentro de um limite de tempo, se não o fizerem, os suspeitos ganhar.
* Co-op. Isso permite que o jogador jogue através das missões single-player com até quatro pessoas tomando o lugar dos agentes da SWAT, controlado por computador. Na expansão, Co-op pode ser executado em missões personalizadas e com até dez jogadores por jogo, que pode ainda ser dividida em duas equipas completamente distintas (vermelho e azul) com um líder cada uma. Isso não é semelhante para as equipes único jogador em que um líder elemento controla ambas as equipas.
Equipamento
O jogador pode escolher equipamentos para cada um dos oficiais.
Um fator importante em SWAT 4 é a seleção do equipamento adequado a ser usado para a missão. Várias armas estão disponíveis para uso. Para a maioria das armas, é possível escolher entre munição ponto de referência oco (o que é mais adequado para os inimigos de armadura leve ou sem armadura, pois tem bom poder de parada e pode causar mais danos a alvos não blindado) e jaqueta de metal completa munições, o qual proporciona melhor penetração e é recomendado para uso contra alvos pesadamente blindados. Além disso, o jogador pode escolher um loadout de armas menos-que-letal, que não têm a capacidade de incapacitar ou matar, e outras peças de equipamento tático.
Quando se joga online, o jogador tem uma aba de proteção adicionado na seleção de equipamentos. O jogador tem que escolher entre uma máscara de gás ou capacete, e assim mesmo a equipe da SWAT pode ser afetada pelo gás CS, se o capacete está selecionada. Ao escolher a máscara de gás, a visão do jogador é parcialmente bloqueada e cabeça do jogador é mais vulnerável. O jogador também deve escolher entre uma armadura pesada ou leve.
-Minimum Configuration:
Windows 98SE, Windows® 2000 with Service Pack 3, or Windows® XP with Service Pack 1
DirectX® 9.0c
1.0 GHz Intel® Pentium® III, Intel® Celeron® 1.2 GHz, AMD® Athlon™ 1.2 GHz, or equivalent
256 MB RAM
32 MB NVIDIA® GeForce™ 2 (MX 200/400 not supported), 64 MB ATI® Radeon™ 8500, or equivalent graphics card
DirectX® 8.1 compatible sound device
CD-ROM/DVD-ROM required for installation
2 GB hard drive space
Windows®-compatible mouse
56kbps modem for online play (Cable modem or DSL recommended)
-Recommended Configuration:
Windows® 2000 with Service Pack 3, or Windows® XP with Service Pack 1
DirectX® 9.0c
2.4 GHz Intel® Pentium® 4, AMD® Athlon™ XP 2500+, or equivalent
512 MB RAM
128 MB DirectX® 9.0 compatible graphics card (NVIDIA® GeForce™ 4 TI, ATI®
Radeon™ 9500, or equivalent recommended)
DirectX® 9.0 compatible sound device
CD-ROM/DVD-ROM
2.5 GB hard drive space
Windows®-compatible 3-button mouse
Cable modem or DSL for online play
Para jogar basta:
=> extrair os ficheiros dentro do RAR;
=> abrir a pasta: SWAT4-tugadown >> content >> System >> e abrir a aplicação: Swat4;
=> Bom jogo